Antes de viajar, verifique alguns itens no seu carro.

PNEUS

Verifique o padrão de desgaste dos pneus. Se as bordas estiverem mais gastas, é sinal de que você está rodando com pouca pressão. Se estiver enchendo o pneu mais do que deve, ele ficará mais desgastado no centro. Se um dos lados do pneu estiver mais desgastado que o outro, pode ser hora de mandar o veículo para o alinhamento.
Verifique também se os sulcos dos pneus estão com a profundidade adequada. Você pode medir isso pelo TWI (Tread Wear Indicator), que são pequenos pontos que ficam entre as ranhuras do pneu. Se eles estiverem aparentes, é hora de trocar a borracha.
Se os seu pneus estiverem em boas condições, não se esqueça de calibrá-los logo antes de pegar a estrada. A pressão indicada é informada no manual do proprietário do seu carro. Ah, lembre-se de calibrá-los ainda frios.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Antes de pegar estrada, teste como o seu carro se comporta em movimento. Se ele estiver “puxando” a direção para um dos lados, pode ser necessário fazer o alinhamento das rodas. Se o volante estiver vibrando quando você atinge velocidades próximas de 80 km/h, é sinal de que seu veículo precisa de balanceamento.
Não viaje sem realizar estes serviços, pois um carro desalinhado ou desbalanceado pode ficar fora de controle facilmente, comprometendo a estabilidade do veículo principalmente em curvas de alta velocidade.

SUSPENSÃO

Se a suspensão do seu carro está fazendo barulhos estranhos, não pegue a estrada antes de levar o veículo a uma concessionária. Problemas na suspensão podem causar acidentes graves, principalmente em rodovias, onde a velocidade média é muito mais alta do que nas cidades.
Pode ser necessário um serviço mais complexo para troca de algumas peças, mas, às vezes, uma simples substituição de buchas pode solucionar o problema. De qualquer forma, é melhor não arriscar!

LÂMPADAS

Além da falta de segurança, lâmpadas queimadas geram multas e pontos na sua carteira de habilitação. Portanto, verifique todas elas antes de viajar. Se você não tiver ninguém para acioná-las enquanto você verifica, estacione o carro próximo a uma parede e faça a verificação pelo reflexo que as lanternas produzem.
A verificação desses itens garante mais segurança pra sua família e para os outros condutores que dividirão a rodovia com você.