Vai viajar com o pet no carro? Saiba como levá-lo com segurança
Vai viajar com o pet no carro? Saiba como levá-lo com segurança
Por - 17/11/2021
A cena é comum e provavelmente todo mundo já viu no trânsito alguém dirigindo com um cachorro no colo ou o animal com a cabeça para fora do carro. Além de ser muito perigoso, é também proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Quem anda de carro deve estar ligado para não infringir a lei e para proteger o animal de possíveis acidentes, além de garantir a própria segurança no trânsito.
É comum também as pessoas levarem seu pet nas viagens de carro. Para ter uma viagem segura, fique ligado nesta matéria da Chroma Veículos.
O que diz o Código de Trânsito?
Não há uma lei específica de como os pets devem ser transportados no carro, mas o Código de Trânsito Brasileiro traz alguns artigos sobre o transporte de cachorros, gatos e outros pets.
O Art. 252, por exemplo, diz que o motorista não deve dirigir o carro “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”. Isso significa que o motorista não deve em hipótese alguma andar com o pet no colo ou segurar ele em algum momento durante o trajeto. Segundo a lei, essa é uma infração média.
Já o Art. 235 diz que é infração grave conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”. Assim como falamos no início do texto, este artigo aponta justamente quando o cachorro está com a cabeça para fora do carro. Além disso, é proibido levar o pet na caçamba de pick-ups e caminhonetes.
O Art. 169, apesar de não falar nada de animais, aponta uma infração leve “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Ou seja, o melhor é deixar o pet preso enquanto dirige.
Segurança
Mais do que evitar multas, o motorista deve pensar na sua própria segurança e na dos animais ao sair com eles de carro.
Se nós humanos devemos usar cinto de segurança, por que seria diferente com os cachorros e outros pets? O ideal é que eles andem seguros dentro do carro.
Uma batida, por exemplo, pode fazer com que os animais sejam lançados para fora do carro caso a janela esteja aberta ou contra o para-brisas.
Como transportar?
Separamos as 3 principais opções para deixar seu pet seguro sempre que você sair de carro com ele.
Caixas de transporte
Gatos e cachorros de pequeno porte podem ser colocados na caixa de transporte, que deve ser levada principalmente no banco traseiro. Evite, no entanto, prender a caixa no cinto de segurança. Já o animal de grande porte, se for colocado na caixa, dê preferência em levá-lo no porta-mala caso tenha um carro maior como um SUV.
Cadeirinhas
Há diferentes assentos, cestinhos e cadeirinhas, indicados para animais de pequeno e médio porte. Devem ser usados em animais usando coleira do tipo peitoral. As cadeirinhas costumam ser presas no encosto de cabeça do banco de trás.
Cinto de segurança
Uma outra forma de levar com segurança os cachorros é prender a coleira peitoral no conto de segurança do banco traseiro.
Se for fazer uma viagem de carro com o pet, lembre-se de levar comida e água para ele e parar de vez em quando para que ele não fique ‘preso’ por muito tempo no veículo.
-
CONHEÇA
NOSSAS
UNIDADES -
-
Rio de Janeiro RJ
Av. Cesário de Melo, 2232, Campo Grande, RJ, 23052-102
(21) 2101-2222 -
Barra Mansa RJ
R. Miguel Gomes de Souza, 50 - Boa Vista I, Barra Mansa - RJ, 27336-410
(24) 3325-8046 -
Resende RJ
Av. Tenente-Coronel Adalberto Mendes, 1836 - Santa Isabel, Resende - RJ, 27522-240
(24) 3383-4827
-