Quem precisa enfrentar o trânsito pesado das grandes cidades sabe a diferença que ter um automóvel equipado com câmbio automático pode proporcionar em termos de conforto. Só que esse tipo de caixa também possui desvantagens. Então, é melhor saber quais são os prós e contras de cada tipo de câmbio para fazer a escolha do seu próximo seminovo. A seguir, listamos os principais pontos de cada um.

– Para quem gosta de dirigir e deseja explorar a potência do veículo, o câmbio manual é imbatível, pois oferece a possibilidade de controlar melhor o comportamento do carro, principalmente em trechos sinuosos.

– O câmbio manual tem componentes que certamente exigirão manutenção, mesmo que após muitos anos de uso. Dependendo do uso, porém, esse prazo pode ser bastante antecipado. Então, se for comprar um carro seminovo, é bom ficar atento ao estado do câmbio.

– Muita gente ainda não sabe explorar todo o potencial do câmbio automático, como o uso do freio-motor em declives. Por conta disso, é comum ver carros com esse tipo de câmbio apresentarem maior desgaste dos freios. Portanto, se você for adquirir o seu primeiro carro automático, é bom ler atentamente o manual do proprietário e conferir tudo o que esse câmbio pode proporcionar.

– Ao contrário do câmbio manual, o automático pode possuir diversos recursos, como Overdrive, modo Sport e opção de trocas manuais. Vale a dica novamente: confira o manual do proprietário para saber tudo sobre o equipamento e utilizá-lo corretamente.

– A maioria dos automóveis, atualmente, utiliza óleo de câmbio que não requer troca. Mesmo assim, é preciso checar o nível periodicamente. Atenção: caso seja necessário completar o nível, siga a especificação no manual do proprietário e só utilize produtos aprovados. O uso de óleo não recomendado pelo fabricante pode provocar danos ao conjunto. Essa recomendação vale tanto para carros com câmbio manual quanto automático.

Aqui na Oriental, temos mais de 100 veículos Seminovos em estoque. Dê uma olhada nas opções que temos disponíveis clicando aqui.