Confira as dicas que preparamos sobre o uso do ar-condicionado do seu carro. Com elas, ele vai deixar o interior do seu carro na temperatura ideal ainda mais rápido 

Calor dentro do carro? Veja como usar o ar-condicionado

Os dias de verão são quentes e com eles muita gente vai precisar do ar-condicionado para suportar o calor dentro do carro. Mas o uso do equipamento requer alguns cuidados especiais para melhor aproveitar o seu potencial e evitar consumo desnecessário de combustível.

É aconselhável quando o carro está muito quente, ligar o ar e deixar uns dois dedos do vidro aberto por alguns minutos, para que o ar quente saia de dentro do veículo?

Sim. Quando o carro estiver com a temperatura interna muito alta, o ideal é abrir os vidros e andar com o carro, já com o ar ligado, para ocorrer a troca de ar interna. Depois de alguns minutos ative a recirculação do ar interno e feche os vidros. Desse modo é possível obter a queda da temperatura interna mais rapidamente.

O ar-condicionado do carro possui filtro?

A maioria dos carros equipados com ar-condicionado possui um filtro que retém impurezas vindas do ar externo. Esse filtro deve ser trocado a cada seis meses. Não tem como limpar, só a substituição pode ser feita. Essa troca é fácil de ser realizada, porém, sempre é bom verificar se o sistema está em ordem e se o nível do gás refrigerante está correto. Assim, o mais adequado é levar em uma concessionária ou oficina especializada para fazer esse serviço.

Às vezes quando ligo o ar-condicionado, sai um cheiro ruim, desagradável. Sempre levo meus carros para revisão mas nada consta. Também, às vezes mesmo com o ar-condicionado desligado, saí uma corrente leve de ar quente, especialmente em dias mais quentes. O que pode ser isso?

O ar-condicionado precisa ser utilizado periodicamente para manter o gás em condições ideais de funcionamento e os dutos de ventilação limpos. O cuidado a evitar é a proliferação de fungos, que é muito comum e causa o odor desagradável. Para resolver seu problema adote o habito de desligar o aparelho antes de chegar ao seu destino e de preferência mantenha a ventilação ligada. Isso serve se ficar parado algumas horas. Se for deixar o carro parado por um tempo maior, dias ou semanas, coloque a temperatura no mais quente e deixe ligado por alguns segundos, antes de encostar o automóvel. Se mesmo assim, ao ligar o ar perceber o odor, coloque no quente e deixe ligado por instantes antes de colocar no frio.

O uso do ar não deve ser por um tempo prolongado. Qual seria o tempo máximo dele ligado em um carro?

Na verdade não é uso do ar-condicionado que não deve ser prolongado, mas sim a recirculação do ar. O aparelho pode ficar ligado constantemente, porém, o ar precisa ser renovado periodicamente para não ficar viciado, o que pode causar mal-estar nos ocupantes. Desse modo, mesmo trafegando na cidade, procure vez ou outra liberar a entrada de ar externo, a fim de renovar o ar.

 

 É verdade que não se deve ligar o carro com o ar-condicionado ligado? É verdade que força o sistema, causando a queima do compressor de ar?

Essa informação é antiga, vem da época dos primeiros automóveis equipados com ar-condicionado. Atualmente não tem problema algum dar partida no carro com o aparelho ligado, já que os veículos modernos possuem sensores que ativam e desativam o sistema em diversas condições.

A posição da chave do ar condicionado no 1, 2, 3 ou 4 influencia no aumento do consumo? 

O compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combustível será o mesmo.

Como funciona o sistema Dual Zone?

Esse tipo de condicionador de ar divide o carro em duas áreas, sendo possível manter uma temperatura diferente em cada uma delas. O funcionamento depende basicamente de sensores distribuídos pelo interior do automóvel. Esses sensores captam a temperatura ambiente em cada área e conforme a temperatura desejada aumenta-se o fluxo de ar refrigerado para uma ou outra região, levando-se em consideração diversos fatores, como a incidência de luz solar e a temperatura externa.